Para o vereador, Ministério de Infraestrutura assumiria comando compartilhado com empresas que operam na região portuária do Itaqui
O vereador Álvaro Pires (PMN), apresentou Requerimento de Urgência, endereçado ao Senador Roberto Rocha (PTB), para que pugne junto ao Ministério de Infraestrutura, do governo Jair Bolsonaro, a federalização das operações das balsas (Ferry Boat), de travessias de passageiros, na região portuária do Itaqui, mais precisamente nos portos de Ponta da Espera / Cujupe, no estado do Maranhão.
No
entendimento de Álvaro Pires, o governo Federal regulamentou o Projeto BR do
Mar, que permite a cabotagem (viagens entre portos brasileiros) e nada mais
justo que a maior região portuária do Brasil, a do Itaqui tenha observação do
Governo Federal, sobre tudo, na administração da travessia de passageiros.
“Há
de se destacar, que por iniciativa deste Ministério da Infraestrutura foi
regulamentado o Programa BR do Mar (serviço de cabotagem), que propõe a interligação
de portos brasileiros”, disse o vereador.
Segundo
o vereador, chega a ser humilhante, a Capital do Maranhão, bem como a sua
população, sofrer diariamente, com embarcações totalmente sucateadas e
insalubres, sem segurança, e o pior de tudo, com pouca disponibilidade de
viagens para atender a grande demanda que o serviço precisa.
“Solicito
a Vossa Excelência, o imediato pedido de intervenção no serviço de travessia de
passageiros da Ponta da Espera / Cujupe, para que o povo ludovicense, que
precisa utilizar o transporte por embarcações não continue sofrendo diariamente
este descaso patrocinado pelo governo do Maranhão”,
disse.
O vereador falou em uma espécie de força tarefa junto ao Ministério da Infraestrutura para assegurar uma forma que as atividades da região portuária do Itaqui sejam mantenedoras do sistema de travessia, por meio de embarcações novas, seguras e com maiores autonomia nas viagens, haja vista que, com embarcações velhas e sucateadas, uma travessia de 20 quilômetros, perdura quase 2 horas de viagem numa travessia.
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