quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Eleições 2022 : Pesquisa Exata aponta vitória de Weverton para governo se as eleições fossem hoje

O instituto de pesquisa Exata ouviu a população de Caxias para saber o que os eleitores estão pensando da disputa para o governo do estado este ano. Se a eleição fosse hoje, o senador Weverton venceria em todos os cenários.

A pesquisa simulou um cenário estimulado em que a disputa seria entre os senadores Weverton (PDT) e Roberto Rocha (sem partido), o vice-governador Carlos Brandão (PSB), o deputado federal Josimar do Maranhãozinho (PL), o prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (PTB), o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD), o ex-secretário Simplício Araujo (Solidariedade) e Enilton Rodrigues (PSOL). 

Nesse cenário Weverton tem 41% das intenções de votos; em segundo lugar vem Roberto Rocha, com 15%; seguido em terceiro por Carlos Brandão, com 12%; Lahesio tem 4% das intenções de votos; Edivaldo e Simplício Araújo têm cada um 1%; Enilton Rodrigues tem 0%. Não sabem ou não responderam 15% dos entrevistados e 9% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.



Em um outro cenário, sem a presença de Roberto Rocha, Simplício Araújo e Enilton Rodrigues, Weverton aparece com 49%, Brandão com 14%, Lahesio com 5%, Edivaldo Holanda Júnior tem 3%, empatado com Josimar do Maranhãozinho. Os que não votariam em nenhum deles, votariam em branco ou nulo são 10% e 16% não sabem ou não responderam.

O instituto de pesquisa também simulou um cenário com apenas três candidatos: Weverton, que lidera isolado com 53% dos votos; Carlos Brandão, que tem apenas 16%; e Edivaldo Holanda Júnior, que tem 4% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam 15% dos entrevistados e 12% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Em eventual disputa apenas entre Weverton e Carlos Brandão, se as eleições fossem hoje, Weverton venceria em Codó com 55% dos votos e Carlos Brandão teria 18%. O percentual dos que não sabem ou não responderam é de 14% e 13% dos que votariam nulo ou branco.

A pesquisa também aferiu os interesses dos codoenses na disputa para o Senado. Se as eleições fossem hoje, o atual governador Flávio Dino teria 49% das intenções de voto; a ex-governadora Roseana Sarney teria 27%; o senador Roberto Rocha teria 7%.

A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro, em 23 bairros e povoados de Codó e tem uma margem de erro de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos.

Um comentário:

  1. Pesquisa com cheiro de mofo. Quer dizer, que maragato com tamanha rejeição dos maranhenses que já conhecem a história pregressa dele, será eleito governador???
    É pra rir ou pra chorar????

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!