terça-feira, 20 de abril de 2021

Erlanio entrega escolas totalmente reformadas e climatizadas em Igarapé Grande

O prefeito Erlanio Xavier inaugurou nesta segunda-feira, 19, as novas instalações da Unidade Integrada Manuel Matias, da escola Joaquim Pinheiro de Moura e inaugurou a praça Genésio Camilo da Silva. Foram marcos históricos na cidade de Igarapé Grande.  

Construída há décadas, a escol Manuel Matias é reverência para várias gerações de igarapé-grandenses que passaram pela unidade de ensino público do município. A unidade antes era parte da rede estadual de ensino e depois foi municipalizada. Agora, a unidade está totalmente revitalizada pela prefeitura de Igarapé Grande.

O prefeito Erlanio Xavier prometeu transformar a unidade na primeira escola em tempo integral do município de Igarapé Grande. “Nós temos uma responsabilidade muito grande com a educação das nossas crianças. Nessas escolas passaram vários alunos que se tornaram grandes profissionais: médicos, advogados, engenheiros e hoje representam muito bem o nosso município no Brasil a fora. Agora, com esta nova estrutura, totalmente recuperada, climatizada e com equipamentos novos, mesmo diante de tanta dificuldade com a pandemia, vamos gerar muitas oportunidades para os nosso alunos”, afirmou o prefeito Erlanio.  

A secretária de Educação, Shirlane Sampaio, destacou o resgate da autoestima do corpo docente e discente com as novas instalações. "Resgatar a importância dessa escola, com instalações totalmente modernas, confortáveis e adequadas ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, é uma grande vitória para a cidade de Igarapé Grande e sua população", disse.

Para o gestor regional de Educação, Marcio Sampaio, ex-aluno da escola, a revitalização da Unidade Integrada Manuel Matias é muito importante para a comunidade por ser uma referência para gerações que hoje desempenham profissões diversas a partir dos conhecimentos adquiridos lá na base.

Antes funcionando como um anexo. Ainda assim, a escola tinha altas notas no Ideb. Com a reforma, passa a ter nove salas totalmente climatizadas, cozinha, pátio para desenvolvimento de atividades lúdicas e esportivas e novos equipamentos. 

"A Unidade integrada Manuel Matias é de suma importância para o município de Igarapé Grande por ser uma escola que tem um legado histórico grandioso. Ao integrar uma nova escola, com instalações totalmente novas, a prefeitura colabora para que tenhamos maiores avanços na educação", avaliou a diretora da escola, Aldenora Oliveira de Carvalho.

Ex-aluno da escola, o médico Mharcos Carneiro Vieira, tem a exata dimensão da importância da escola na educação do município. "Foi aqui que adquiri minha base para que futuramente conquistasse destaque profissional, e também lapidasse meu caráter para ser um bom filho e bom cidadão", destacou o profissional que hoje exerce a função de cirurgião no hospital da cidade.

Durante a série de inaugurações também foram entregues a praça Genésio Camilo da Silva e uma unidade escolar Joaquim Pinheiro de Moura, que fica no povoado Boa Vista do Gustavo.

A escola conta com salas amplas e confortáveis, climatizadas, banheiros adaptados e uma praça na frente.  A comunidade esperou 40 anos por uma escola digna para as crianças. 

Joaquim Pinheiro de Moura, que dá nome à escola, foi prefeito de Igarapé Grande por dois mandatos nas décadas de 70 e 80. A escola foi construída por ele há mais de 40 anos, ainda com uma estrutura pequena e nunca tinha passado por uma reforma estruturante.

Ele também inaugurou uma nova praça em frente à escola. O nome do espaço é uma homenagem a um morador antigo do município, Genésio Camilo da Silva. Ele constituiu família e criou diversos filhos na cidade, onde ficou bastante conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!