quarta-feira, 31 de março de 2021

Abertas inscrições para bolsas de pesquisa em Educação

 


Estão abertas as inscrições para bolsas de pesquisa destinadas a estudantes de Pedagogia e alunos de mestrado profissional ou acadêmicos em Educação das universidades públicas do Maranhão. Com o tema “A educação no Maranhão nos últimos cinco anos”, a seleção vai destinar cinco bolsas a estudantes de graduação, no valor de R$ 500 mensais cada uma, e cinco bolsas para mestrandos, de R$ 1 mil mensais cada. A duração do incentivo será de cinco meses.

A seleção é realizada pela Vale, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). O tema central é “A educação no Maranhão nos últimos cinco anos”. As propostas de pesquisa deverão contemplar a Educação Básica no Maranhão, no que diz respeito a: regime de colaboração, ensino médio, ensino médio integrado, gestão democrática e formação de professores.

O objetivo é que as pesquisas contribuam para o aprimoramento de políticas públicas em educação, para que os dados científicos sejam transformados em produtos ou propostas de apoio pedagógico.

Destinar incentivo à educação está entre os eixos de atuação da Vale em projetos sociais. “A Vale apoia iniciativas desta natureza por entender que investir em educação é investir em transformação social. Queremos encorajar também as candidaturas de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, representantes de povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, assim como pesquisadores/as que residem ou desenvolvem suas pesquisas nos municípios por onde passa a Estrada de Ferro Carajás”, frisou Vanessa Tavares, gerente de Relações Governamentais da Vale no Maranhão.

Para o subsecretário de Educação, Danilo Moreira, parcerias são sempre importantes e chegam para somar com o Governo do Maranhão no desenvolvimento de ações para a população. “A Vale é uma grande parceira, principalmente nos ajudando a levar desenvolvimento social por meio da educação aos municípios que são alcançados pela Estrada de Ferro Carajás, demonstrando seu compromisso e responsabilidade social”, destacou.

Documentos necessários

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de abril. Para efetivá-la, o candidato deve enviar um e-mail para pesquisamaranhao@flacso.org.br com os seguintes documentos: comprovante atualizado de matrícula de curso de graduação ou de mestrado realizado em instituição superior pública do Maranhão; currículo vitae em formato completo; carta de recomendação (no máximo 2 laudas) do/a professor/a orientador/a da universidade a que o/a proponente está vinculado/a, dando ciência da pesquisa a ser desenvolvida (modelo livre); proposta de pesquisa (com o máximo de 10 laudas), declaração de não-vínculo empregatício e ficha de inscrição preenchida.

Para mais informações consulte o Edital.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!