domingo, 17 de janeiro de 2021

 

O Enem chegou! Desde que foi criado, em 1998, essa é a primeira vez em que o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado no ano seguinte, após um difícil período letivo pandêmico, marcado por incertezas e impactos negativos para a educação. Um cenário desafiador, porém, enfrentado com protagonismo pelo Governo do Maranhão, que decidiu, ainda nos primeiros dias de suspensão das aulas presenciais, em 2020, reunir todos esforços possíveis para minimizar perdas e desigualdades educacionais de acesso e oportunidades aos estudantes da rede pública estadual de ensino.

Embora a posição do Governo do Maranhão, na pessoa do governador Flávio Dino, e minha, como secretário de Educação, seja pela não realização do exame, neste momento, o Estado trabalhou incessantemente para democratizar e tornar acessível as aulas remotas e preparatórias para essa edição do Enem. O governador Flávio Dino determinou que a Secretaria de Estado da Educação empreendesse uma série de ações como a aquisição pioneira de 90 mil chips com pacote de internet, renovável a cada mês, aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio; a produção e veiculação de videoaulas pela TV Assembleia, aulas pelas rádios Timbira e Mirante AM, e no canal da Seduc no Youtube, diariamente, com conteúdo para o Ensino Médio e específicos do terceirão. Nos meses de julho e agosto, os estudantes maranhenses contaram com a edição online do “Terceirão Não Tira Férias”, com aulões em lives semanais e distribuição de apostilas impressas aos estudantes, um trabalho aprimorado e executado por uma equipe de professores experimentados em pré-vestibulares.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, também, idealizou e lançou, em outubro, o Pré-vestibular Gonçalves Dias, uma plataforma com um rico e vasto conteúdo, para oportunizar aos estudantes maranhenses e de todo o Brasil uma preparação aprofundada e igualitária para o Enem. Tudo isso de forma gratuita. São mais de 500 videoaulas, cerca de 150 apostilas e mais de 2.700 questões comentadas, em vídeo e texto, além dos aulões ao vivo, todo sábado, bem como revisões de véspera para as provas, como a que ocorreu nesse sábado, dia 16, e a próxima, no dia 23.

Além de todo esse esforço, as gestões escolares foram orientadas a realizar ações focadas no preparatório para o Exame, de forma que possibilitem, ainda mais, o bom desempenho dos estudantes nas provas. No caso de aulões e revisões presenciais, foram adotados todos os protocolos de distanciamento, uso de máscaras e demais medidas de prevenção ao novo coronavirus.

No mês de dezembro, estive em Timon para acompanhar, de perto, um movimento importante realizado em nossas escolas, com a parceria da prefeitura municipal, o Aprova Timon, que vem garantindo, todo ano, o ingresso de centenas de jovens timonenses ao ensino superior. Aproveito para sublinhar nossa gratidão aos professores, coordenadores e à gestão municipal pelo trabalho conjunto para aprovação dos nossos estudantes no Enem.

O leque de ações executadas pela rede estadual de ensino do Maranhão só foi possível graças ao engajamento dos nossos docentes e equipes gestoras, associado ao interesse do estudante, com o desejo de superar as barreiras de contatos físicos e presenciais nas escolas. Além do envolvimento de todos, na busca ativa escolar daqueles que, por algum motivo, pensaram em desistir ou estavam distantes do vínculo com a escola.

Notadamente, registro, aqui, minha gratidão a toda a comunidade escolar da rede, por chegarmos, até aqui, juntos, reinventando-nos com a superação dos nossos próprios limites, o que nos tornou muito mais fortes para este novo ciclo de 2021. Aos estudantes, que farão o Enem, desejo tranquilidade, firmeza e muito sucesso nas provas. Contem sempre comigo!

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação e Reitor IEMA
Membro Titular do Fórum Nacional de Educação – FNE
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

Assembleia Legislativa do Maranhão

2º Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores

Instituto Vladimir Herzog

ABRAJI

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook