quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

 Secretário Felipe Camarão participou do aniversário de 1 ano do projeto Brincando com o cordel (Foto: Lauro Vasconcelos)

Um dos bairros mais tradicionais da capital maranhenses receberá mais investimentos do Governo do Estado, em educação. Além dos cincos equipamentos educacionais já requalificados pelo governo no bairro, a comunidade ganhará uma unidade vocacional do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) e revitalização da Biblioteca Municipal, que receberá, também, incremento de seu acervo. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Felipe Camarão, no sábado (5), durante o aniversário de 1 ano do projeto Brincando com o cordel desenvolvido pela Biblioteca Municipal.

“Um projeto belíssimo feito pela Biblioteca, que está localizada em frente ao prédio onde funcionará a futura sede do IEMA vocacional do bairro. Aqui nós conseguimos ver uma literatura de cordel maravilhosa de autoria das crianças do bairro, também, já alinhamos a instalação do Pacto Pela Paz em um prédio público do Estado e planejamos a revitalização dessa Biblioteca Municipal para ser entregue à comunidade”, destacou Camarão.

O secretário enfatizou que o Projeto Brincando com o cordel representa a concretização do saber que a educação promove na formação da criança. “Estou muito feliz porque neste evento vimos a concretização do saber, com crianças fazendo cordel de qualidade e a produção de uma coletânea de autoria deles, que já estão vendo para gerar renda para suas famílias. E a educação é isso, não é feita de tijolos e paredes, é feita de gente, de pessoas dignas”, informou.

O Brincando com o cordel foi idealizado por Goreth Pereira, uma escritora e cordelista que teve sua história de vida mudada com a educação, após o retorno aos bancos da escola, já em idade adulta. “Um dia mostrei o cordel para as crianças que frequentavam a biblioteca e eles se interessaram e daí apresentei a ideia do projeto à Rita Oliveira, diretora da Biblioteca Municipal, que de imediato aceitou. Começamos com 15 crianças e, dessas, permaneceram oito e, entre eles, o Renato Lucas Pereira Gomes, que ganhou o troféu Gonzagão na literatura infanto-juvenil de cordel em Fortaleza, Ceará. O orgulho da Biblioteca e do nosso Maranhão”, contou.

A diretora Rita Oliveira destacou que, mesmo em tempo de pandemia, e com o apoio de parceiros como o secretário Felipe Camarão, as atividades tiverem continuidade. “Hoje comemoramos o sucesso de um projeto que foi desenvolvido com muita luta, mas com dedicação e carinho, apesar das adversidades. E agradecemos muito aos parceiros, como secretário Felipe Camarão, um amigo da nossa biblioteca. Nossa gratidão também pelas boas notícias anunciadas aqui”, ressaltou.

Andrelina Joana, líder comunitária do bairro, conhecida como mãe Andrelina, também destacou a importância das parcerias e investimentos educacionais. “Agradeço o apoio do Governo do Estado, na pessoa do secretário Felipe Camarão, com a nossa comunidade, por sempre está presente aqui”, afirmou.

Crianças integrantes do projeto Brincando com cordel (Foto: Lauro Vasconcelos)

Coletânea

Durante o evento, crianças de diversas idades recitaram cordéis de autoria própria e que estão publicados na Coletânea Brincando com o cordel. “Este ano, o Brincando com o cordel homenageia o secretário Felipe Costa Camarão, com um tema “Felipe, a educação presente”, explicou Gorethi.

“Parabenizo à Rita e à Gorethi e fico lisonjeado por ter sido homenageado na coletânea em cordel feita pelas crianças do projeto. Trabalho lindo esse que vocês fazem com essas crianças. A literatura transforma a vida! São crianças que ficarão longe da marginalidade porque a literatura é uma das ciências mais belas que existem”, concluiu o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

2º Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores

Instituto Vladimir Herzog

ABRAJI

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook