Parar o coronavírus está em suas mãos

terça-feira, 19 de maio de 2020

São João do Maranhão está descartado neste ano de 2020

Tradicional festa em Homenagem a São Pedro está descartada este ano

Este Blog ouviu fazedores de cultura e o próprio secretário de estado da Cultura, Anderson Lindoso – todos são unânimes: não há mínimas possibilidades da realização do São João do Maranhão, nos próximos três meses, junho, julho e agosto.

Por parte das brincadeiras, as indumentárias e ensaios foram completamente prejudicados e na crise que se instalou, é “impossível este ano”, chegou a afirmar uma fazedora de cultura que ouvimos.

Festas tradicionais

Para este ano já está descartado também as tradicionais festas que reúnem multidão de fiéis e brincantes, em homenagem a São Pedro e São Marçal. Na capela de São Pedro, no Aterro do Bacanga, a festa a São Pedro, completaria este ano, sua 80ª realização. O tão esperado encontro de São Marçal, que ocorre no Bairro do João Paulo, iria completar este ano, 94 edições.

Todas as festas juninas estão canceladas no Maranhão. O secretário Anderson Lindoso garantiu que as conversas com os fazedores de cultura são diretas e todas as ações de planejamento podem evidenciar alguma programação somente após a pandemia da covid-19.

A tristeza é imensa... Esperamos que os ventos mudem, que São João, São Pedro e São Marçal, com a bênção de Deus, interceda por todos nós!

11 comentários:

  1. Ainda bem que não vai ter desperdício de recursos públicos. Estavam todos com as mãos cheias de dedos pra se esbaldarem...
    Amém!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho justa a atitude visando a saúde pública, mais na frente as brincadeiras poderão honrar seus compromissos!
      Porém querido, mais cuidado com seus comentários. Não existe desperdício de recursos público, quando em se tratando de São Luís/Ma, é a cultura e as manifestações populares que enchem os cofres por meio do investimentos dos turistas que vêm ver nossa cultura. Somos sim, cheios de dedos e cobramos nossos direitos, pois os gastos pra fazer a festa bonita, são nossos! Seu pensamento demonstra a ignorância de boa parte da população. Não pedimos esmola, vendemos um lindo trabalho e mudamos a realidade das nossas comunidades e dos jovens que encontram em nossas manifestações um suporte pra fugirem da realidade cruel das ruas e de pessoas como vc que criticam mas pouco fazem pelo próximo! Estude mais meu bem, conheça a história da Cultura maranhense e não generaliza, conquistamos com muita dificuldade e por merecimento os lugares que hoje em dia ocupamos!

      Excluir
    2. Desperdício de recurso público foi o que fizeram quando tentaram te deixar uma pessoa culta na escola. Pelo visto não adiantou nada

      Excluir
  2. SOU UM DOS CONTRIBUINTES NA CULTURA ,MASA ACHO MAIS QUE JUSTO A ATITUDE DO GOVERNO.

    ResponderExcluir
  3. Sou brincante do boi da Maioba. Mas pra nossa saude temos que ficar em casa.

    ResponderExcluir
  4. Sou brincante do boi da Maioba. Mas pra nossa saúde temos que ficar em casa.

    ResponderExcluir
  5. as festas juninas do maranhao nao eh despedicio pois pessoas que nao tem cultura nao tem etica e nem moral na sociedade...apenas estamos passando por um momento dificil...mais Deus eh maravilhoso e teremos dias melhores.

    ResponderExcluir
  6. Estou muito triste mais Deus sabe o que faz sou brincante do bumba meu boi lendas e magias a 10 anos amo fazer parte da cultura e representa um personagem principal da história do bumba meu boi a mãe catirina estou muito triste que esse ano não terá mais é pelo nosso bem e nossa saúde e não por desperdício de verbas pq fazer São João é cultura coisa que essa mente maldosa não sabe acho que não adiantou os tempos que passou na escola

    ResponderExcluir
  7. É muito complicado ver alguém que se aproveita dos desvios feito dentro da secretaria de cultura falar de desperdício, vc não é pra falar em cultura até por q vc nem sabe o q é isso, respeita a cultura maranhense pois samos o único estado do Brasil com mais diversidade cultural, não deixamos a desejar a ninguém, por q somente manhense besta como vc valoriza outras culturas e nao valoriza a sua.

    ResponderExcluir
  8. Amo são João ,estou muito triste por não ter esse ano por causa dessa pandemia,as pessoas não sabe valorizar nossa cultura que é linda e única desde já que as pessoas valorize o que é nosso e é não desperdício e trazer turismo e dinheiro que nesse período a nossa economia cresce vamos mostrar brincantes que para o ano vamos dar um show de São João e não só um mês logo dois

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

Prefeitura de São Luís - Assistência COVID-19

2º Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores

Instituto Vladimir Herzog

ABRAJI

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook