Janeiro Branco Assembleia Legislativa

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Presidente da Câmara diz que somente após pesquisas qualitativas será definido nome único, ou se serão lançadas duas ou mais candidaturas
O presidente da Câmara Municipal de São Luís e pré-candidato a prefeito na capital maranhense, Osmar Filho (PDT), admitiu, em entrevista a O Estado, que todos os nomes apontados para a sucessão na capital, incluindo o dele próprio, estão em disputa interna para legitimação da candidatura da base de apoio à atual gestão.
Segundo o parlamentar, somente após a realização e análise de pesquisas qualitativas de março deste ano será possível mensurar um nome único para o projeto, ou se serão lançadas duas ou mais candidaturas ligadas ao Palácio dos Leões. Além de Osmar Filho, são cotados para a disputa eleitoral pelo grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) e do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), o deputado federal Bira do Pindaré (PSB) e o atual secretário de Cidades do Estado, Rubens Júnior (PCdoB), este último favorito no caso de uma candidatura uniforme. Correm por fora, neste momento, os deputados estaduais Duarte Júnior (PCdoB)e Yglésio Moyses (sem partido) e o ex-prefeito de São José de Ribamar Luís Fernando Silva, que atualmente ocupa a função de secretário de Estado de Programas Estratégicaos (Sepe).
Composição
Questionado sobre um possível acordo entre DEM e PDT para apoio pedetista a uma chapa majoritária de Neto Evangelista em 2020 - em contrapartida a um apoio democrata no projeto de candidatura governamental de Weverton Rocha (PDT) em 2022 -, Osmar Filho disse que, por ora, não há nada fechado. “O que sei é que todos os nomes ainda estão postos sob a mesa e somente a partir de março, após a avaliação das pesquisas qualitativas, será possível chegar a um ou, se for o caso, dois ou mais nomes”, disse o vereador.
Antes da divulgação das primeiras pesquisas sobre a corrida para prefeito, a estratégia da base da gestão atual era legitimar o máximo possível de candidaturas para, desta forma, pulverizar os votos e obrigar a promoção de um segundo turno. Com os percentuais baixos, em especial, de Rubens Júnior nas qualitativas, a ideia mudou e a meta é tentar encontrar um nome de consenso. Aliados não descartam, por exemplo, a construção de uma chapa entre PCdoB e DEM, com os democratas indicando o nome para vice.
Melhor avaliado dentre os governistas em praticamente todas as pesquisas, o deputado Duarte Júnior não goza da simpatia dos membros importantes da sigla, apesar das tentativas de aglutinação do governador Flávio Dino, que recentemente fez elogios à atuação do parlamentar. Mesmo com a recusa de parte da ala forte comunista, fontes ouvidas por O Estado apontam que Duarte Júnior será candidato em São Luís, com ou sem apoio do PCdoB. Caso isso ocorra, o desafio dos que se opõem à candidatura de Duarte seria migrar uma parte dos votos destinados a ele ao candidato (ou candidatos) da base governista.
“Nas mãos de Weverton”, diz, sobre candidatura
O pré-candidato a prefeito de São Luís, Osmar Filho (PDT), afirmou ainda que o seu projeto de se lançar nas próximas eleições para o Executivo depende do senador da República, Weverton Rocha (PDT). Principal dirigente do partido no âmbito estadual, de acordo com Osmar, cabe a Weverton a decisão de lançar a legenda com projeto próprio ou como integrante de chapa com outra sigla. Segundo Osmar, conversas com o DEM, PSB e PCdoB estão em andamento. “Em breve, deveremos ter uma definição sobre o assunto”, disse. O vereador pedetista, que sonha com a candidatura, mas admite que o cenário não é dos mais fáceis para ele. O projeto de Osmar Filho já teve mais força, pela desenvoltura do trabalho realizado pelo parlamentar na Câmara dos Vereadores, especialmente com a nomeação de aprovados no último concurso da Casa.
Com informações de O Estado e alterações deste Blog

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

2º Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores

Instituto Vladimir Herzog

ABRAJI

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Sarará Grill

Sarará Grill
Encontro de amigos com Churrasco, Futebol e Cerveja

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook