segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Saiba o que funciona ou não no último dia (31), de 2019 e 1º de janeiro, primeiro dia de 2020
Além de ser o primeiro dia do ano, (1º) de janeiro é celebrado o feriado da Confraternização Universal e, por isso, a rotina de São Luís é alterada, com suspensão de serviços públicos e privados. Atividades consideradas essenciais, como de saúde e segurança pública serão mantidas, tanto pela gestão municipal quanto estadual, no entanto, lojas de rua, shopping e supermercados estarão fechadas.
Órgãos públicos
Segundo a Prefeitura de São Luís, não haverá expediente nos órgãos municipais nesta terça-feira, (31), foi decretado ponto facultativo. Durante os dois dias, a gestão pública municipal assegura a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais - como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito, entre outros. O atendimento deve ser realizado por escalas de serviço ou plantão. Setores administrativos e de atendimento ao público da Prefeitura voltam a funcionar na quinta-feira (2). O recesso funcional de Ano Novo, para os servidores civis da administração direta, autárquica e fundacional do Estado, definido pelo Governo do Maranhão, compreende o período de 30 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, não havendo expediente durante o dia 1º de janeiro. Neste feriado, seguirão funcionando os órgãos que prestam serviços considerados de natureza essencial, como assistência médica e hospitalar, policiamento, abastecimento de água, dentre outros serviços de atendimento de necessidades inadiáveis da população. Trânsito e Transporte Em relação à fiscalização do trânsito, a Prefeitura informou que vai destacar agentes de trânsito com motos e viaturas para atuarem em fiscalização em vários pontos de grande fluxo de trânsito de veículos em função das festividades Ano Novo. A ação consiste em orientar o tráfego e disciplinar estacionamentos.
Para atender à demanda dos usuários de transporte coletivo da capital durante as comemorações de fim de ano, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), autorizou a circulação integral da frota de ônibus da capital durante os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Segurança Pública
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) reforçou a segurança na Região Metropolitana e interiores com operação especial de fim de ano. O policiamento foi ampliado e a atuação da PM ocorre em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e nos municípios turísticos de Barreirinhas e Santo Amaro. A operação mobiliza todos os grupamentos da PM, com apoio da Polícia Civil, e se estende até o período das férias escolares. No planejamento que atende áreas onde ocorrem festividades de Ano Novo, estão destacados os batalhões, as companhias de polícia, o policiamento de bairro e os grupamentos especiais - Centro Tático Aéreo (CTA), Grupo de Operações Especiais (GOE), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria), (BPRv) e (BPTur). Locais onde ocorre programações, espaços turísticos e orla marítima estão recebendo cobertura especial, dado o aumento no fluxo de pessoas. O trabalho tem parceria com órgãos municipais e estaduais da Cultura, Turismo e Trânsito. Bairros de grande movimentação comercial e a Rua Grande, principal centro do comércio da capital, estão na lista de áreas cobertas pelo trabalho da polícia. Além dos pontos de festas no Centro Histórico - Praça Deodoro, Praça Benedito Leite, Praça Pedro II, Rua da Estrela - toda a orla marítima, incluindo a Avenida Litorânea, estão com militares em prontidão. Nos terminais de integração, de ferryboat e rodoviária o policiamento também está reforçado. A Polícia Civil apoia a operação com o reforço das delegacias e de plantões, para atender as comunidades.
Judiciário
O Recesso Forense do Poder Judiciário do Maranhão teve início dia 20 de dezembro e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2020. Durante esse período, a Justiça Estadual funcionará em regime de plantão judicial. O peticionamento durante o plantão judicial destina-se exclusivamente ao processamento e à apreciação de medidas urgentes e a outras necessidades relativas a serviços inadiáveis, na forma do art. 1º da Resolução nº 71/2009 do Conselho Nacional de Justiça, e, do art. 19 do Regimento Interno do TJ-MA.
Bancos
O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. No dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão no dia da Confraternização Universal, 1º de janeiro, retornando somente no dia 2. A federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Comércio
Hoje, (30), a maioria das lojas da Rua Grande funciona até as 20h e na terça (31), até as 18h. Na quarta-feira, durante o feriado, o comércio fica fechado, mas volta a abrir na quinta-feira (2).
Supermercados e shoppings
Lojas da cidade terão horário de funcionamento diferenciado amanhã (31), já que no dia 1º de janeiro – estarão todas fechadas. Nos shoppings, apenas praças de alimentação podem abrir durante o feriado.
Supermercados Mateus
Hipermateus Renascença
31 – das 7h às 22h/
1º– fechado
Mateus Anil
31 - funciona das 7h às 18h/
1º – fechado
Mateus Bacanga
31 - funciona das 7h às 18h/
1º – fechado
Mateus Cidade Operária
31 - funciona das 7h30 às 18h
1º – fechado
Mateus Cajazeiras
31 - funciona das 7h às 18h
1º – fechado
Mateus Calhau
31 - funciona das 7h30 às 20h
1º – fechado
Mateus Cohab
31 - funciona das 7h30 às 18h
1º – fechado
Mateus Cohama
31 - funciona das 7h30 às 22h
1º – fechado
Mateus Cohatrac I
31 - funciona das 7h30 às 18h
1º – fechado
Mateus Cohatrac IV
31 - funciona das 7h30 às 22h
1º – fechado
Mateus Turuzão
31 - funciona das 7h30 às 22h
1º – fechado
Mateus Turuzinho
31 - funciona das 7h30 às 18h
1º – fechado
Mateus Shopping Pátio Norte
31 - funciona das 7h30 às 20h
1º – fechado
Mateus Shopping da Ilha
31 - funciona das 10h às 22h
1º – fechado
Mateus Shopping Rio Anil
31 - funciona das 9h às 22h
1º – fechado
Shoppings
Rio Anil Shopping:
31 – funciona das 9h às 18h.
1º – lojas não abrem.
Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h.
São Luís Shopping:
31 – funciona das 9h às 18h.
Hiper Bom Preço das 7h às 19h
1º – lojas não abrem.
Serviços da praça de alimentação funcionam das 12h às 22h
Com informações de O Estado do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

Prefeitura de São Luís - VACINAS

2º Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores

Instituto Vladimir Herzog

ABRAJI

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook