Assembleia Legislativa

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Greve da Meia Passagem completa 40 anos
Num dia 17 de setembro de 1979 a “A Greve da Meia Passagem” foi marcada por forte repressão policial às passeatas e assembleias estudantis. O manifesto estava previsto para uma semana de lutas, entre os dias 14 de 22 de Setembro daquele ano. A luta ficou marcada pelo grande número de estudantes e comunidade em geral, mas também ficou manchada na história pela brutalidade policial e pela força do estado contra os cidadãos.
Histórico
As manifestações foram marcadas logo após o terceiro aumento nas passagens de ônibus naquele ano de 1979, autorizada pelo então prefeito biônico Mauro Fecury.
Estudantes da Universidade Federal iniciaram manifestação no Campi do Bancanga e foram  reprimidos pela Polícia Militar após saírem em passeata rumo à Praça Deodoro, no centro de São Luís – eles foram recebidos por balas e cassetetes na rua de São Pantaleão, próximo à Casa do Estudante Secundarista.
O movimento “engrossou” mesmo após a adesão do movimento secundarista e nos dias 17 e 18, realizaram um grande ato público na Praça Deodoro que reuniu milhares de pessoas. Manifesto foi tamanho que parou a cidade – lojas fechadas, transporte parado, estudantes nas ruas, nada funcionou em São Luís. Até que o governador da época, João Castelo, decidiu abrir diálogo com a estudantada e mandou liberar alguns camaradas que foram presos durante as manifestações.
Em tempo: o movimento estudantil de São Luís é vanguardista da luta e do legado de muitos homens e mulheres que lutaram pelos seus direitos.
E mais: vários nomes se destacaram naquela Batalha pela Meia Passagem, dentre eles Josemar Pinheiro, Joãozinho Ribeiro, Moisés Matias, Renato Dionízio e Promotor de Justiça aposentado, Juarez Medeiros.   
Pra fechar: a luta foi de todos, muitos lutaram, poucos apareceram, contudo, a Greve da Meia Passagem em São Luís faz parte da história deste Ilha Rebelde.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

ABRAJI

Parlamento Estudantil

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Instituto Vladimir Herzog

Sarará Grill

Sarará Grill
Encontro de amigos com Churrasco, Futebol e Cerveja

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook