Anuário
Brasileiro da Educação, ratifica a elevação do IDEB maranhense, com um salto de
2,8 em 2013 para 3,4 em 2017
*Por Felipe Camarão
Uma das frases do
combativo líder norte-americano, Martin Luther King, que mais aprecio é: “Suba
o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas
dê o primeiro passo.” Parafraseando, posso afirmar que o governador
Flávio Dino deu o primeiro passo em 2015, quando assumiu o Governo do Estado,
em meio a um triste e vergonhoso cenário que colocava o Maranhão nos últimos
lugares no quesito educação.
O Anuário Brasileiro da
Educação Básica 2019, divulgado pela ONG Todos pela Educação, na última semana,
demonstrou, através de dados e evidências, que a educação do Maranhão avançou
muitos degraus na escada da dignidade. Os números nos animam bastante – citarei
alguns deles aqui – e também nos desafiam a lutar implacavelmente por essa
causa que move nossa alma, que é a educação, como enfatiza o governador Flávio
Dino.
No quadro de avanços,
destaco a inclusão de crianças e adolescentes, com algum tipo de deficiência,
em classes comuns. Do total de 40.162 matrículas desse público, no Maranhão,
37.305 estão em classes comuns e apenas 2.857, em classes especiais e escolas
especializadas, de acordo com o Anuário.
Isso significa que demos um passo significativo rumo à inclusão, ou
seja, mais de 90% dos estudantes frequentam uma escola regular, parte delas já
atendidas pelo Programa Escola Digna, com acessibilidade (rampas, banheiros
adaptados), uniformes com inscrição em Braille, formação docente, além dos profissionais
para o atendimento educacional especializado, admitidos no concurso realizado
no atual governo.
Os números da Educação
Integral, no Maranhão, também são relevantes. Até 2014, não havia oferta de
ensino integral na rede pública estadual. Ao assumir a gestão, o governador
Flávio Dino determinou a implantação do Instituto de Educação, Ciência e
Tecnologia do Maranhão - Iema e dos Centros Educa Mais (escolas de ensino
integral) que, juntos, somam 49 escolas em pleno funcionamento, com uma
matrícula de mais de 15 mil estudantes, que ampliaremos no próximo ano.
Melhoramos a distorção
idade-série (proporção de alunos com atraso escolar de 2 anos ou mais). Em
2014, o percentual era de 40,9%; em 2018, houve um decréscimo de 6,8%. O
Maranhão foi bem avaliado nesse ponto, tanto para o Ensino Fundamental quanto
para o Médio, acima da média nacional e a tendência é reduzir mais ainda esse
percentual.
O documento do ‘Todos pela Educação’, também, ratifica
a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com um salto
de 2,8 em 2013 para 3,4 em 2017. No ranking dos estados do
Nordeste, o ensino médio público estadual do Maranhão saiu do 5º lugar para o
3º, entre os 9 estados, ficando atrás apenas de Pernambuco e Ceará; melhoramos
o rendimento dos estudantes (aprovação, reprovação e abandono), com taxas
superiores à média do nordeste, entre outros indicadores que demandariam mais
laudas para registrar.
Por outro lado, há
muitos desafios e degraus para subir. Um deles é elevar a proficiência dos estudantes
em Língua Portuguesa e Matemática, ainda abaixo da média nacional, mas que está
sendo enfrentada com o Pacto pela Aprendizagem, com os municípios maranhenses,
cujo foco está na Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde se fazem
necessários reforços na leitura, escrita e Matemática.
No Ensino Médio,
priorizamos, como meta a curto prazo, fazer com que o estudante aprenda mais.
Para isso, o governador Flávio Dino já determinou a garantia das condições
necessárias à aprendizagem e ao bom desempenho no chão das escolas.
A melhoria nos
indicadores, apontada pelo anuário, corresponde ao volume de investimentos do
Programa Escola Digna, que visa transformar a vida dos maranhenses, com a
oferta da educação pública de qualidade, em todos os níveis e modalidades de
ensino.
Desde 2015, o governo
vem empreendendo ações que passam pela requalificação dos espaços escolares,
valorização do magistério, formação continuada de professores, alinhamento da
proposta curricular da rede estadual, acompanhamento dos indicadores,
implantação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e outras
medidas importantes.
Indubitavelmente, os
números divulgados pelo anuário mostram que esse é o caminho para a
transformação social; é a maior obra do governador Flávio Dino, que não é feita
de asfalto ou concreto e, sim, de gente com mais dignidade, através da
educação. Os números nos alegram, mas, também, incentivam-nos a trabalhar por
mais avanços e combate às desigualdades sociais!
“Nós não somos o que
gostaríamos de ser. Nós não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus, não
somos mais quem nós éramos.” Martin Luther King.
*Felipe Camarão é
secretário de Educação do Maranhão
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