terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Investimentos
em Educação Especial possibilitam acesso de estudante com deficiência ao ensino
superior
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A estudante Luana Sousa com o gestor Escolar Erick Rocha e a professora Vyvian Steffanie |
O
Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado da Educação – Seduc, realizou concurso em 2015, com 230 vagas para
profissionais da Educação Especial e ao longo dos últimos 3 anos, vem formando professores
e demais profissionais da escola com ênfase na educação inclusiva.
Entre
as ações também se destacam: os programas Escola Acessível e Livro Acessível,
elaboração de Caderno de Orientações Curriculares, salas de Recursos
Multifuncionais (SRM), AEE, realização de cursos como LIBRAS, Braille e
Soroban, entre outras formações continuadas para professores das redes
públicas.
Tais
investimentos resultaram em significativos avanços, por exemplo, a estudante, Luana
Sousa Silva que é surda, do Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, escola
da rede estadual localizada no bairro Bom Sucesso, em Imperatriz, comemorou, na
semana passada, a conquista de uma vaga no curso de Química, pelo Instituto
Federal do Maranhão (IFMA), Campus de Açailândia. A aprovação da estudante no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Eduardo
Souza da Fontoura, que acompanhou a estudante, ao lado de outros educadores e
intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Atendimento Educacional
Especializado (AEE), ressaltou os fatores que a possibilitaram alcançar a vaga
na instituição.
“A
aluna Luana Sousa sempre foi muito esforçada, independente das suas
dificuldades”, contou Eduardo.
Quando
questionada sobre este momento que está vivendo, Luana Sousa ressaltou “a
importância dos estudos, principalmente na área de Química. A fé e a
persistência também são muito importantes na conquista dos sonhos”.
O
gestor do CE Raimundo Soares da Cunha, Erick Rocha, comemorou o sucesso de
Luana e demais alunos aprovados pelo Enem. “Felicidade tamanha porque sou
professor de Química, mas como gestor escolar, ciente de todas as lutas e
batalhas enfrentadas, percebo que estamos no caminho certo, graças ao trabalho
incansável da equipe de professores, em especial aos do Atendimento Educacional
Especializado”.
“Vamos
continuar empenhados para que, nos próximos anos, tenhamos ainda mais alunos
aprovados, mesmo com algum tipo de deficiência, porque a nossa escola trabalha
buscando a inclusão de todos”, enfatizou Rocha.
Texto:Aparecida Marconcini Prestes
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Gostaria de solicitar que coloquem os créditos na matéria de minha autoria: Aparecida Marconcini Prestes
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