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terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Investimentos em Educação Especial possibilitam acesso de estudante com deficiência ao ensino superior
A estudante Luana Sousa com o gestor Escolar Erick Rocha e a professora Vyvian Steffanie
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado da Educação – Seduc,  realizou concurso em 2015, com 230 vagas para profissionais da Educação Especial e ao longo dos últimos 3 anos, vem formando professores e demais profissionais da escola com ênfase na educação inclusiva.
Entre as ações também se destacam: os programas Escola Acessível e Livro Acessível, elaboração de Caderno de Orientações Curriculares, salas de Recursos Multifuncionais (SRM), AEE, realização de cursos como LIBRAS, Braille e Soroban, entre outras formações continuadas para professores das redes públicas.
Tais investimentos resultaram em significativos avanços, por exemplo, a estudante, Luana Sousa Silva que é surda, do Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, escola da rede estadual localizada no bairro Bom Sucesso, em Imperatriz, comemorou, na semana passada, a conquista de uma vaga no curso de Química, pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de Açailândia. A aprovação da estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Eduardo Souza da Fontoura, que acompanhou a estudante, ao lado de outros educadores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ressaltou os fatores que a possibilitaram alcançar a vaga na instituição.
“A aluna Luana Sousa sempre foi muito esforçada, independente das suas dificuldades”, contou Eduardo.
Quando questionada sobre este momento que está vivendo, Luana Sousa ressaltou “a importância dos estudos, principalmente na área de Química. A fé e a persistência também são muito importantes na conquista dos sonhos”.
O gestor do CE Raimundo Soares da Cunha, Erick Rocha, comemorou o sucesso de Luana e demais alunos aprovados pelo Enem. “Felicidade tamanha porque sou professor de Química, mas como gestor escolar, ciente de todas as lutas e batalhas enfrentadas, percebo que estamos no caminho certo, graças ao trabalho incansável da equipe de professores, em especial aos do Atendimento Educacional Especializado”.
“Vamos continuar empenhados para que, nos próximos anos, tenhamos ainda mais alunos aprovados, mesmo com algum tipo de deficiência, porque a nossa escola trabalha buscando a inclusão de todos”, enfatizou Rocha. 

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