quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
Gestão do presidente Othelino Neto implantou sistema de gerenciamento
eletrônico de documentos e a partir de agora os processos serão digitais; bom
para o meio ambiente, bom para todos
A Assembleia
Legislativa lançou, ontem terça-feira (12), o novo sistema de gerenciamento
eletrônico de documentos – o InovaLegis. A ferramenta permite o trâmite
totalmente eletrônico de processos e documentos entre os setores
administrativos da Casa.
Na solenidade de
lançamento, o presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PC do B), fez a
assinatura digital do primeiro processo eletrônico, e dando início à utilização
do sistema pelo Parlamento Estadual.
Participaram do evento,
diretores e servidores do Legislativo, bem como os deputados, que a partir de
agora, farão uso do sistema nas suas rotinas de trabalho. O presidente Othelino
afirmou que este é mais um passo da modernização dos
procedimentos da Assembleia Legislativa, para garantir agilidade nos processos,
economia de papel e a valorização do meio ambiente.
“Este
é mais um passo que nós damos, no sentido de modernizar os procedimentos da
Assembleia Legislativa. Por isso, fizemos questão de ter esse momento de
apresentação, para que entendamos como funciona o sistema e a importância dele,
não só no que diz respeito à agilidade dos processos, mas como outros aspectos,
a exemplo da economia de papel e o valor que isso tem no quesito ambiental”,
destacou o presidente.
Othelino Neto afirmou,
ainda, que a Assembleia passa a ser um exemplo para as outras instituições da
sociedade. “Nesse sentido, inauguramos oficialmente esse sistema, assim como
outros virão, para modernizar, dar celeridade, transparência e fazer com que a
nossa Assembleia Legislativa se adeque a um novo momento e às novas
tecnologias”, assinalou.
“É um momento de
satisfação para toda a equipe, que se envolveu nesse projeto. O presidente
Othelino, quando assumiu, uma das suas principais premissas foi a modernização
da Casa. Demos o primeiro passo com a implantação do pregão eletrônico,
colocando a Assembleia em um patamar de tecnologia na área de licitações.
Estamos finalizando um trabalho longo, árduo, mas muito prazeroso”,
ressaltou Antino Noleto, diretor administrativo da Alema.
A etapa inicial de
carga de dados já foi finalizada e boa parte dos servidores já foram treinados
para utilizar o sistema. Eles também contarão com todo o suporte técnico após a
implantação. Segundo Paulo Marcelus Castro Silva, diretor de Tecnologia da Informação
da Alema, o sistema é totalmente implantado no centro de processamento de dados
da Casa, contando, assim, com todo o suporte para garantir a segurança das
informações.
“É um sistema, como o
nome já diz, inovador, através de uma empresa contratada, que fez a idealização
e que já está trabalhando conosco há algum tempo, fazendo o trabalho de
treinamento dos funcionários e implantação do sistema. É importante ressaltar
que o sistema é totalmente implantado no Data Center da Assembleia Legislativa,
com total segurança dos nossos sistemas de antivírus, firewall e pode ser
acessado tanto no sistema de intranet da Alema, quanto nos sistemas web,
através da internet”, explicou.
“O objetivo não é só
criar automação na Casa, mas mudar rotinas. É preciso que todos nós estejamos
engajados nesse processo de mudança. A área Legislativa, que será o segundo
momento, já está em fase final e vamos disponibilizar à sociedade, em tempo
real, todo o processo legislativo”, completou Braúlio
Martins, diretor-geral da Mesa Diretora.
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