Publicidade

Publicidade
quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Festejo a São José de Ribamar terá mais de um mês de programação

Festejo vai ocorrer durante todo o mês de setembro. Foto: Biaman Prado / O Estado
A festa dedicada a São José de Ribamar será realizada de 1º a 30 de setembro na Cidade Santuário, mas o pontapé inicial acontece hoje (29), com a tradicional lavagem do santuário. Durante o festejo, mais de 100 missas serão celebradas em homenagem ao padroeiro, além de outras homenagens tradicionais.
Com o tema “Juventude, fé e devoção”, o evento deste ano destaca a importância dos leigos e leigas e dos jovens na vida da Igreja. “A festa de São José de Ribamar apresenta-se, assim, como tempo opor­tuno de evangelização e de oração, reflexão e fé”, ressaltou o padre Cláudio Roberto, reitor do santuário.
O festejo em homenagem ao padroeiro é fruto do trabalho colaborado dos párocos solidários, diácono permanente e do conselho pastoral dos leigos do santuário, que, em comunhão e com o consentimento dos bispos, planejam e executam os trabalhos.

Mês inteiro

A partir deste ano, a festa acontecerá durante todo o mês de setembro. O prolongamento do festejo foi planejado para atender milhares de devotos e romeiros que fazem longos trajetos para participar e homenagear São José de Ribamar. “Todos os dias teremos santas missas, bênçãos e consagrações. Todo o mês de setembro será a festa do padroeiro do Maranhão”, destacou o reitor.
Na programação, totalmente religiosa, romarias, novenas e 117 missas serão celebradas ao longo do mês, dentre outros eventos que movimentarão a cidade.
A abertura oficial do Grande Festejo, este ano em 1º de setembro, é marcada pela romaria da Alvorada, que parte do Moropoia, bairro da Cidade Santuário, às 5h, em direção ao santuário, onde ocorrerá, na Concha Acústica, a Santa Missa, às 6h.

Grande Romaria 
Já no dia 22 de setembro, a “Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar” terá início às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, percorrendo toda a extensão da MA-201, em direção à Cidade Santuário, onde uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Romarias
As homenagens a São José de Ribamar iniciaram-se ainda no século XVII, quando da fundação da cidade. “Os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar por volta de 1618 e já encontraram as imagens da Sagrada Família com os índios que viviam no lugar”, contou o pesquisador Antônio Miranda. Porém, o primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821.
No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís para passar por restaurações. Nesta oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar”.

Com informações de Monalisa Benavenuto / O ESTADO


Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

Sarará Grill

Sarará Grill
Encontro de amigos com Churrasco, Futebol e Cerveja

Auto Escola Positivo

Auto Escola Positivo

Facebook

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com