DIRETO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

segunda-feira, 5 de março de 2018

No Quilombo do Frechal, Sarney filho anuncia ações para unidades no Maranhão, Piauí e Tocantins. Mais de 1,5 mil famílias serão beneficiadas



O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou ações de fortalecimento das comunidades extrativistas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, nesta sexta-feira, durante o encerramento da primeira Oficina Regional de Gestão Territorial e Ambiental dos Territórios Quilombolas, realizada na Reserva Extrativista Quilombo do Frechal, no município de Mirinzal, Maranhão. "Mais de 1,5 mil famílias serão beneficiadas. Esta é apenas uma parte do nosso compromisso com os povos e comunidades tradicionais", ressaltou Sarney Filho.


Até 31 de março, serão feitos diagnósticos em sete reservas extrativistas dos três estados. Após esse período, começam as oficinas de capacitação, focadas no apoio e na organização das associações. "Essas unidades têm a necessidade de apoio governamental. Em geral, as outras reservas extrativistas já têm alguma iniciativa ou algum apoio, como por exemplo o projeto Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Mas essa região aqui estava carente", destacou o diretor do Departamento de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mauro Pires.


O diretor do MMA reforçou que a organização comunitária, além de investimento em inclusão produtiva, é de extrema importância para que as demais atividades sejam possíveis. "As comunidades precisam estar organizadas para que tenham acesso a políticas públicas, crédito e outras iniciativas disponíveis", explicou.


Durante o evento, o ministro Sarney Filho destacou alguns avanços para a comunidade, como a concretização da proposta de compensação ambiental da implantação da linha de transmissão das Centrais Elétricas do Maranhão (CEMAR), o projeto de recuperação de áreas produtivas e a readequação do sistema de abastecimento de água. "Além disso, vai ser feito a quitação da dívida da Associação da Comunidade Frechal com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, permitindo que ela volte a ter condições de concorrer em editais e projetos", informou.


O encerramento das oficinas será realizado durante seminário nacional, nos dias 24 e 25 de maio, em Brasília.


 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Continue conosco!!!

Instituto Vladimir Herzog

ABRAJI

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

Repórteres Sem Fronteiras

Repórteres Sem Fronteiras

Sarará Grill

Sarará Grill
Encontro de amigos com Churrasco, Futebol e Cerveja

Cotação do Dolar

Perfil

Contatos: 98 9121-1313
Whastapp: +55 98 9121-1313
Email: blogdofilipemota@gmail.com

Facebook